Já parou para pensar quando foi a última vez que você visitou um lugar sem antes ver uma imagem dele? Vivemos na era da antecipação, queremos saber como é, quem é e o que vai acontecer antes de chegar no local.
Quando se trata de uma consulta médica, não é diferente.
Conteúdos visuais se tornaram essenciais para uma estratégia de marketing de sucesso. Na era digital em que vivemos onde a atenção é escassa, os conteúdos em vídeo podem ajudar a captar atenção do seu público alvo.
O paciente atual é antenado, busca ativamente pelo médico que vai tratar sua saúde, sendo assim, ele pesquisa seu médico antes, verifica suas redes sociais, consome seus conteúdos - especialmente vídeos, até tomar a decisão de agendar sua consulta.
Também sabemos que o paciente atual, busca pontos de conexão com o seu médico. Por isso, vídeos são eficientes: através deles, conseguimos imprimir nossa personalidade e antecipar para o potencial paciente o que ele pode esperar de você em consultório.
Algumas especialidades médicas como: Endocrinologia, Dermatologia, Cirurgia Plástica, Medicina do Esporte, Ginecologia, Nutrição, Reprodução Humana e Oftalmologia - devem se preocupar muito em ter estratégias visuais de qualidade, pois a tomada de decisão do paciente não é imediata. Ele consome seu conteúdo durante um longo período de tempo, para validar se você é o médico que ele busca, até de fato agendar sua consulta.
Então aqui vão 7 dicas para investir em uma produção de vídeos eficiente e criativa:
Tenha clareza de quem é seu paciente ideal: assim você consegue definir o seu tom de voz - que é o tipo de linguagem que você deve usar em seus vídeos;
Não se preocupe em falar perfeitamente: na vida real é comum respirarmos entre as falas, usarmos de gírias e fazermos pausas - afinal, não somos rôbos;
Opte por um ambiente claro: vídeos escuros não conseguem reter a atenção das pessoas. Se o seu consultório é escuro, utilize de iluminação artificial ou aposte em locais que locam espaços para captação de vídeos;
Inicie seu vídeo sorrindo: isso aumentará a probabilidade das pessoas continuarem assistindo ao seu vídeo;
Entenda a plataforma onde seus vídeos serão disponibilizados: se Instagram ou TikTok, opte por conteúdos menos densos e curtos - nessas redes sociais você tem apenas 3 segundos para captar a atenção das pessoas. Se Youtube, aposte em vídeos mais explicativos e ligeiramente maiores.
Explore cenários diferentes: vá além do seu consultório, grave em outros ambientes da clínica, grave ao ar livre ou até mesmo na sua casa. É importante alternar o estímulo visual do conteúdo.
Separe as pautas de acordo com seu objetivo em consultório: não aborde conteúdos de forma generalista, separe em pílulas os conteúdos que mais se encaixam com seus objetivos dentro do consultório.
Precisa de ajuda para gravar vídeos criativos e estratégicos? Conte com nossa produção Fever Content - vamos até sua cidade, fazemos toda a direção criativa para que seus conteúdos sejam de qualidade, autênticos e sofisticados!
Fever Marketing Médico
Florianópolis | Santa Catarina
Comments